Dieta das calorias ou dieta da qualidade alimentar? Saiba que dependendo da escolha dos alimentos, você pode estar comprometendo a sua saúde. Veja como é possível fazer uma dieta saudável e prazerosa.
Equilíbrio, criatividade e orientação: essas palavrinhas são decisivas para o sucesso de uma dieta duradoura e com resultados satisfatórios. Para isso, o primeiro passo é procurar um bom profissional da área para analisar todo o metabolismo e individualidade bioquímica de cada um. Segundo a nutricionista esportiva funcional Natália Kaslauskas, é necessário esse conhecimento prévio do paciente para iniciar a melhor dieta “casando” os conceitos de saciedade, paladar e resultado. “O paciente que tem uma necessidade maior de doces, por exemplo, pode comer ao longo do dia carboidratos e alimentos mais doces, como o alfarroba, que assemelha ao cacau, mas que é rico em gordura boa e está isento de lactose e açúcar”.
Atualmente, existem vários alimentos funcionais, que visam à saúde da célula, mais especificamente a mitocôndria, principal geradora de energia.
Esse novo conceito de nutrição trabalha com combinação, sincronia e horários dos alimentos adequados para obter o ajuste em todo o organismo. Por isso, hoje se fala em combinação e qualidade dos alimentos e não mais em contagem de calorias. Essas são muito restritivas. Mas, muitas pessoas ainda têm o hábito de olhar calorias nos rótulos dos alimentos. E de acordo com a nutricionista, emagrecimento vai muito além de modificar peso na balança, que muitas vezes, vem de perda de massa muscular, o que não promove saúde. É a redução da gordura corporal e o equilíbrio de massa muscular que traz uma resposta positiva.
Os resultados estéticos atraem mais pessoas por essa busca do corpo saudável, mas o que torna a dieta realmente duradoura e prazerosa são as mudanças de hábitos, que trazem mais disposição, melhora do sono, da pele e da unha. Essa sensação de bem estar, motiva o paciente a buscar novas receitas, diversidade de alimentos e usar a criatividade. Experimente brincar e ousar com escolhas certas e saudáveis, introduzir novos pratos no cardápio do dia a dia, que você vai se surpreender com a variedade de sabores disponíveis por aí e que você jamais imaginou que existisse. Entre nessa viagem e simplesmente deguste tudo que fez com amor.
Dica da profissional Natália Kaslauskas: o primeiro ingrediente descrito no rótulo é o que mais contém no alimento, e assim por diante. Portanto, quando for escolher algum produto, fique atento para que o primeiro ingrediente seja o mais nutritivo.
Reportagem Patrícia Albuquerque. Jornalista colaboradora do Blog Esporte&Saúde