Alongar ou não alongar, eis a questão!
Alongamento, é bom antes ou depois das atividades físicas? Ou hora nenhuma? Nunca sabemos né? Então, o melhor a fazer é perguntar aos especialistas no assunto.
Na dúvida, eu sei que muita gente não faz nenhum tipo de alongamento, mas segundo o fisioterapeuta Dr. Dalton Morgado, parceiro do Blog Esporte & Saúde, precisamos sim alongar antes e depois das atividades físicas. Antes, para preparar a musculatura, que está parada, encurtada momentaneamente, e após, para prevenir lesões e evitar o encurtamento muscular.
E para o professor Maron Abreu, Profissional de Educação Física, personal trainer, especialista em treinamento de força e reabilitação de lesões musculoesqueléticas, e também parceiro do Blog, o alongamento não tem “quando”, ele é benéfico sempre. “Propõe ao corpo a manutenção de amplitudes máximas de todas as suas articulações. E é comum a sensação de relaxamento após exercícios intensos, assim como a diminuição das dores musculares, pós treino, o que nos faz recomendar o alongamento pós treino como uma ótima opção”.
O tempo proposto pelo personal é de 20 segundos de amplitude máxima estática, algo que gere uma leve sensação de desconforto. De uma a três execuções por movimento articular.
Benefícios do alongamento: melhora do rendimento muscular, relaxamento, melhora a aptidão corporal, aumenta o fluxo sanguíneo, flexibilidade e ainda previne lesões.
Malefícios do alongamento: quando exagerado, pode causar frouxidão, lesões musculares por excesso do comprimento do músculo causado pelo alongamento e dor.
O prof. Maron Abreu explica que alongamento não é mito, é fundamental para manter uma boa mobilidade, manutenção de articulações saudáveis, de postura adequada e uma funcionalidade de movimentos. Assim como qualquer máquina, o pouco uso de determinada função articular, pode emperrar peças, criar ferrugem, aumentar a aderência e dificultar o seu uso adequado. O que pode ser entendido como mito, por não profissionais, é a forma de seu emprego, mas isso estamos esclarecendo aqui.
“Se compararmos atletas que alongam antes e depois das atividades físicas, com atletas que não alongam, vemos que quando se trata de alongamento sem nenhuma interferência externa, o grupo que não se alonga apresenta um maior índice de lesões”. Afirma o fisioterapeuta Dalton Morgado.
Depois das respostas de dois profissionais experientes, não há dúvida que devemos nos alongar sempre, antes e depois das atividades físicas. Quanto aos tipos de alongamentos e maneiras de realizá-los, precisamos consultar um profissional competente. Cada um tem seus limites e suas necessidades, que devem ser respeitados.
Então, antes de correr, fazer musculação ou realizar qualquer exercicio físico, se alongue, prepare o corpo. Tenho certeza que seu desempenho será melhor ainda. Eu agora vou me alongar sempre! Estamos juntos heim? Vamos praticar exercício, mas sem lesão!
O técnico de atletismo, responsável pela preparação da seleção brasileira de revezamento 4 x 100, Paulo Servo, falou sobre a importância do alongamento para os atletas de alto rendimento. Veja no vídeo!
Beijocas e não se esqueça de alongar heim?