Isso mesmo! Para pular, curtir o carnaval, blocos, desfiles, bailes, é preciso preparo físico e muito cuidado com alimentação.
Sabendo que a maioria das pessoas vai ingerir algum tipo de bebida alcóolica durante os dias de folia, e muitas vezes todos os dias, prepararei esse post com super dicas da Nutricionista Esportiva, Estética e Funcional Rosane Martins.
Segundo ela, se for ingerir bebida alcoólica, é importante consumir uma fonte de proteína e gordura junto. Ex.: castanhas, nozes, amêndoas (gorduras) e proteína magra (frango, carne magra, peixe). No caso da carne vermelha, no dia a dia a magra é bem vinda para acompanhar o álcool, já no carnaval, o ideal é evitar, porque ela é mais gordurosa e de digestão lenta, deixando aquela sensação de “pesada”.
DICA DA MAÇÃ!
Uma dica ótima é comer uma maçã antes de beber, porque a maçã possui uma fibra chamada pectina, que ajuda a regularizar a glicemia. Não deixa que o álcool faça uma hipoglicemia, que é o natural dele.
BEBER NO SOL!
O ideal mesmo seria não beber nada alcoólico ou trocar a cerveja por vinho pelos benefícios funcionais. Mas como sabemos que no carnaval o povo vai querer mesmo cerveja, as dicas são três para quem vai beber sob um sol escaldante:
1 – Intercalar a cada lata de cerveja, 300 ml de água, nunca beber em jejum porque isso faz o álcool agir mais rápido no organismo e acelera a intoxicação. Lembre-se! Sempre da gordura ou proteína magra (citadas acima) e da dica da maçã.
2 – O álcool é vasodilatador e diurético, e pode causar dor de cabeça. O organismo usa a água circulante no corpo para expulsar o álcool. Então beber água junto com o álcool ajuda a prevenir dores de cabeça pela desidratação. Nesta mesma linha, não é recomendado café preto na “ressaca”, pois ele aumenta a diurese.
3- Beber muita água, água de coco e sucos de frutas naturais, frutas com alto teor de água: melão, melancia, kiwi, abacaxi, entre outras. (Essa recomendação serve para o durante e o pós-carnaval).
4- Procurar se hidratar com água, água de coco e isotônicos. A dica do isotônico e da água de coco é super válida, pois no carnaval unimos as três coisas que aceleram a desidratação: o calor intenso que tem feito + bebida alcoólica que desidrata + o desgaste físico ao pular em blocos ou ficar no sol. Tudo isso faz com que a pessoa perca mais líquidos e elimine os sais minerais no suor (a água de coco é ótima para repor esses sais, mas o isotônico também serve).
LATINHAS DE CERVEJA
Todas as bebidas alcoólicas são hepatotóxicas (é tóxica para os hepatócitos, que são as células do fígado). O álcool inflama essas células. Mas a cerveja é a pior de todas. É a que tem o maior efeito tóxico. Mesmo tendo menos álcool que o vinho, a cerveja contém mais substâncias inflamatórias em função do processo que ela sofre para ser armazenada (ele é armazenada em recipientes de alumínio, um metal tóxico que depende do fígado para elimina-lo do organismo).
ENERGIA PARA PULAR
Com relação aos alimentos para dar energia: o ideal é a pessoa já ter feito uma dieta saudável ao longo dos últimos meses para que não fique muito preocupada com os carboidratos. Pois eles darão energia suficiente para aguentar maratona de blocos e etc.
A nutricionista Rosane Martins recomenda macarrão com molho de tomate, arroz, batata doce, batata inglesa, aipim, etc., como ótimas opções de alimentos que dão energia.
EVITAR GORDURA
Evitar gorduras, alimentos gordurosos feitos com maionese, creme de leite e frituras. Evitar carne vermelha porque a digestão dela é mais lenta. Dar prioridade às proteínas magras: ovo, peixe e frango.
Abacate e Oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs) também são ótimas opções.
O QUE LEVAR PARA OS BLOCOS?
É recomendado levar para o bloco ou pra praia: castanhas, bananada sem açúcar, frutas secas como ameixa e damasco, sachê de mel. São pequenos e fáceis de colocar no bolso ou bolsa.
Muito importante fazer no dia anterior uma alimentação rica em carboidratos (macarrão é ótima opção) para dar energia para o dia seguinte.
PÓS CARNAVAL
No pós-carnaval, ela recomenda a utilização de alimentos que ajudam o desintoxicar o fígado (dar uma limpada no organismo). Consumir alimentos antioxidantes – frutas cítricas que são ricas em vitamina C (laranja, kiwi, abacaxi, acerola), folhosos verdes escuros (couve, agrião, espinafre, brócolis) e vegetais alaranjados por causa do betacaroteno (abóbora, cenoura, batata doce). Beber água sempre. Suco de 1/2 limão + meio copo de água todos os dias em jejum.
Se cuidem e bom carnaval! Beijos
Foto Capa: Paulo Campos
Look: Green CO.
Maquiagem e Cabelo: Cláudia Carvalho