Eita, que cafezinho bom demais da conta sô!
Dia 24 de Maio é o Dia Nacional do Café!!!
Hoje vou falar de algo que eu
A frase, você aceita um cafezi
Tá bom confesso, sou completamente viciada em café. Tem vícios piores né? Mas como bebo muito e sei que muita gente compartilha desse prazer comigo, resolvi procurar saber quais são os benefícios e malefícios do cafezinho preto!
Segundo a Nutricionista Cláudia Lima, parceira do Portal Esporte & Saúde, o excesso de cafezinho pode irritar a mucosa gástrica (aumenta a secreção gástrica de ácido clorídrico). Se consumido após as refeições (aquele cafezinho delicioso depois do almoço), pode reduzir a absorção de alguns minerais, como ferro por exemplo, e o consumo mais próximo da noite, em algumas pessoas, pode provocar insônia, ansiedade, etc.
Não existe uma quantidade ideal, vai variar de pessoa pra pessoa. Uma dose de até 4 cafés (pequenos), por dia, em doses isoladas, normalmente não traz prejuízo. Seria de mais ou menos 320mg de cafeína. Ufa, começou a melhorar!
O café não é “essencial” para o nosso organismo, mas de acordo com uma publicação em 2010, (Glade MJ. Caffeine – Not just a stimulant. Nutrition. 2010;26 (10) : 932-8), o consumo moderado (200-300 mg) de cafeína, pode trazer muitos benefícios:
Cafezinho
1 – Diminui a fadiga mental;
2 – Aumenta o gasto energético
3 – Diminui a sensação de esfor
4 – Melhora o desempenho físico
5 – Aumenta a capacidade de con
6 – Reforça a memória a curto p
7 – Aumenta a capacidade de resolver problemas que requere
8 – Aumenta a capacidade de tom
9 – Melhora a coordenação
Mas temos que tomar cuidado, pois realmente vicia. É um estimulante da classe das xatinas que tem efeito sobre o sistema nervoso central (responsável pelos efeitos citados acima).
E ainda, o café aumenta a excreção
Para quem quer emagrecer, ele acelera o metabolismo. A nutricionista Cláudia Lima explica que cafeína exerce um efeito sobre a descarga das células nervosas e a libera alguns outros neurotransmissores e hormônios, tais como a adrenalina (que acelera o metabolismo). Ela age também sobre o aumento da secreção da enzima lipase, uma lipoproteína que mobiliza os depósitos de gordura. Desde que a ingestão calórica seja reduzida, pode ajudar a queimar as “gordurinhas”.
E o cafezinho preto ajuda a diminuir a sensação de esforço associado a atividade física, melhorando o rendimento e mobilizando gorduras como fonte energética. “Eita cafezim bom demais da conta sô!”
O preparador físico de atletas
Então, como vimos, o café não é de tudo ruim. Se dá prazer, porque não tomar? Mas se faz mal, porque não evitar? O importante é não exagerar, tudo em excesso faz mal.
Mas um cafezinho, como uma boa
Assista também o vídeo, no Canal Kissedani, com o Dr. Duprat, ensinando o Café Duprat!
Quer saber mais sobre o cafezinho, então veja no site da Methodus.