Yoga para o corpo e a mente! Quem acha que yoga é uma prática parada, calma, feita para relaxar, é porque nunca exercitou de verdade.
Pois é impossível alongar, respirar, meditar, organizar o corpo e os pensamentos sem acabar exausto de realização e satisfação.
A Yoga, é um conjunto de práticas psico-físicas e espirituais que tem como principal objetivo o auto conhecimento, auto controle, equilíbrio das ações, auto superação e aquietamento dos sentidos. A Yoga é a religação entre corpo, mente e espírito, independentemente de religião.
Segundo Nilo Pedro Gonçalves, Professor de Educação Física e Desportos do Departamento de Lutas da UFRJ, são muitos os motivos que levam as pessoas a praticarem yoga, como por exemplo: dores constantes na coluna, na musculatura lombar, desânimo, apatia, cansaço crônico, ansiedade, depressão, hiperatividade e principalmente falta de atenção, memória fraca e pânico.
Com pouco tempo de prática já é possível começar a ver os resultados. Qualquer pessoa pode fazer yoga, não precisa ser atleta, o condicionamento acontece progressivamente.
O alto rendimento envolve foco, manutenção da atenção, fixação das técnicas aprendidas através das mentalizações e meditação, e principalmente utilização de técnicas respiratórias para auto controle da ansiedade e estímulo da vontade através do aumento da auto-estima. Explica Nilo Pedro, Professor responsável por introduzir a yoga no treinamento de atletas de alto rendimento no vôlei de praia da Seleção Brasileira e atletas do MMA.
Veja minha reportagem para a TV Brasil
A primeira coisa a fazer antes de iniciar a prática é procurar um “Mestre”, “Guru”, Professor ou Instrutor, para ter as noções básicas dos fundamentos do Yoga. No começo não é fácil, mas o corpo vai se acostumando às posturas (asanas) e com a prática vai melhorando aos poucos. O importante é não ter pressa, nem ansiedade e tomar cuidado com o corpo (Ahimsa).
O Yoga é a oportunidadade de reconectar o lado spiritual. <
Yoga = Religar = religação entre corpo, mente e espírito.
Respire, medite, pense positivo, controle os sentidos, concentre, esqueça, nem que seja por instantes o mundo lá fora e olhe para dentro de si mesmo.
Uma vez familiarizado com a prática você pode realizar em qualquer lugar. Eu faço em casa, no hotel, na praia. O importante é estar entregue de corpo e mente!
Namastê!