Viagem x Dieta
Como conseguir conciliar as duas e manter o “corpicho” em forma?
Realmente não é nada fácil tirar férias, uns dias de folga e conseguir manter uma dieta certinha.
Veja as dicas da Dani Piedade, atleta da Seleção Brasileira Feminina de Handebol.
Você se depara com uma variedade de comidas, diversos sabores, doces lindos e precisa simplesmente ignorar tudo aquilo e caminhar em direção às saladas. Brincadeirinha! Isso seria uma verdadeira tortura. Nada precisa ser tão radical assim, pois isso poderia trazer um efeito contrário de “desespero” e a pessoa comer tudo o que ver pela frente.
O ideal sempre é o equilíbrio. Para ter uma qualidade de vida, deve-se treinar com disciplina, ter uma dieta saudável e duradoura e, algumas “escapulidas”, de vez em quando, não fazem mal nenhum e às vezes até fazem bem.
Segundo a nutricionista da academia Body
A primeira dica é levar um belo lanchinho para comer durante a viagem, de carro ou de avião. E evitar ficar muitas horas sem comer, regrinha que a maioria das pessoas já sabem. Em viagens é sempre bom levar barrinhas de cereais, biscoito de arroz integral, castanhas, amêndoas, nozes de macadâmia, iogurte e banana.
Fazendo isso, você evita comer aquelas “batatinhas” e biscoitos industrializados que os aeroportos ou paradas oferecem.
No café da manhã dos hotéis, geralmente, tem opções de frutas, cereais e iogurtes. Pode optar pela tapioca com ovos mexidos e, em outros dias comer uma crepioca, que é a junção de um ovo, duas claras e uma colher cheia de farinha de tapioca. Mamão e banana com canela? Isso é bom? Bom demais, e a canela ainda ajuda a diminuir o índice glicêmico da fruta, combinação super interessante segundo a nutricionista Kaslauskas.
No almoço e no jantar optem por saladas, frangos grelhados, peixes e verduras. Comendo bem, você vai ter créditos para aquela deliciosa sobremesa. Ah, a sobremesa! Férias tem que ter um docinho, ninguém é de ferro. Comer com prazer faz bem!
Nos lanches da tarde, reserve uma fruta com iogurte, que não tem erro. Opte por bolachas de arroz, barrinhas e castanhas para os intervalos entre as refeições.
E não se esqueça de se hidratar. A especialista ensina que podemos enriquecer a água com rodelas de limão, hortelã, gengibre, uma forma diferente e gostosa de ingerir mais água. Outra observação da nutricionista é com relação às bebidas alcoólicas, que devem ser evitadas, principalmente cerveja. Se a vontade apertar, escolha um vinho acompanhado de água.
Agora vem a parte difícil, seguir com a atividade física, adaptando os exercícios conforme as possibilidades. Uma boa dica é aquela caminhada ou corrida, que valem para qualquer lugar. Bom para queimar caloria e ainda conhecer os lugares de outra maneira.
Você acha que é possível viajar e fazer dieta? Eu respondo, que sim. Sem rigor e sem altos sacrifícios. Com disciplina, persistência, força de vontade, equilíbrio, orientações de profissionais da área, nós conseguimos resultados muito satisfatórios como bem estar, melhora da disposição, da imunidade, do sono, do corpo e uma sensação de vitória.
Se você quer, você pode e você consegue! Boa sorte e curta suas férias, folgas, dias livres!
Muito Esporte & Saúde para você!
Reportagem Patrícia Albuquerque, jornalista parceira do Blog Esporte & Saúde!