Faltam cinco dias para a Expedição Terra de Gigantes, Corrida de Aventura que acontece em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio. E nas últimas semanas o Blog Esporte & Saúde tem conversado com especialistas, buscando as melhores dicas.
Desta vez, se prepare que o Blog falou com o Prof. Dr. Alex Souto Maior, Doutor e Pós Doutor em Fisiologia, Mestre em Engenharia Biomédica, Especialista em Treinamento de Força e Graduado em Educação Física.
Segundo o Dr. Alex para a realização de uma prova que envolve Canoagem, Trekking, Mountain Bike e Rapel, o principal cuidado é com a hidratação durante a prova. “A sudorese intensa durante a prova promove grande perda de líquidos corporais, fato este que reduz o fluxo de sangue que retorna ao coração. A redução do fluxo para o coração (retorno venoso) promove déficit do fluxo de sangue que segue para os pulmões prejudicando a transferência de oxigênio dos pulmões para o sangue, consequentemente, reduzindo a capacidade aeróbia”.
Uma das preocupações dos participantes é com a preparação física e nutricional, que neste tipo de prova envolve um treinamento cardiorespiratório específico. Desta forma, o treino deverá ser periodizado de acordo com a exigência de cada estimulo da prova, ou seja, qual destas atividade (bike, canoa, etc…) apresentará maior volume durante a prova? De acordo com a resposta desta pergunta você deverá periodizar o treino. Em relação a nutrição é importante procurar um nutricionista que apresente experiência com atletas e não somente ser um nutricionista, pois nem todo nutricionista saberá prescrever uma dieta específica para atletas. Explica Prof. Dr. Alex.
Durante a preparação física para a prova é importante controlar a carga interna: (frequencia cardiaca, percepção subjetiva de esforço, níveis de creatina quinase, controle autonomico, termografia, etc), e a carga externa: (volume e intensidade de treinamento). E durante as semanas de treino ele indica realizar o balanço entre o efeito do treinamento crônico com o treinamento agudo para estimar o risco de lesões. Se o treinamento for realizado empiricamente o risco de lesões será de 100%.
Em provas de resistência podem acontecer imprevistos, o cansaço, com certeza virá e a dor, temos que controlar. E o Dr. Alex que tem experiência em eventos assim diz que durante este tipo de prova a luta será você contra você mesmo. Desta forma dor e cansaço fazem parte de uma prova bastante longa e com mudança de terrenos fato que aumentará ainda mais a intensidade do prova.
“Prepare-se fisicamente, prepare-se mentalmente, VÁ E VENÇA”. Prof. Dr. Alex Souto Maior.
Fica a dica! Espero que tenham gostado! Aproveitem as informações também para a prática de outros esportes e no dia a dia. Cuidar do corpo e da mente sempre!