Prepare o seu corpo!
O treino e a preparação para a corrida são fundamentais para um bom resultado. É preciso conhecer o percurso da prova e avaliar as dificuldades. Cada corrida tem suas particularidades e é bom estar pronto para enfrentá-las.
O Professor de Educação Física e Personal Daniel Monteiro, explica que o treino deve ser o mais específico possível. Por exemplo, caso a prova tenha subida, tem que treinar ladeiras e descidas, senão, na hora vai sentir um desconforto e muita dificuldade em completar o percurso, mesmo que esteja acostumado a correr a distância proposta na prova.
Ao contrário que muita gente pensa (inclusive eu rs), não é necessário correr todos os dias. Até podemos fazer isso, mas sempre tomando cuidado com o overtraining (treino em excesso), que pode gerar graves lesões.
O ideal é fazer uma planilha de intensidade de treino, que depois de um dia muito intenso, onde se tem um grande estresse muscular, venha outro dia seguido de um treino de recuperação dessa musculatura com exercícios mais curtos e de menor intensidade, É importante oferecer ao corpo um descanso total, para que a musculatura possa recuperar totalmente.
O profissional da área poderá montar um treino específico para cada tipo de pessoa, com treinos de alta (simulando a prova), media e baixa intensidade (recuperação), respeitando a individualidade fisiológica de cada um.
E correr na areia ajuda na preparação? O Professor Daniel Monteiro disse que é bom, diminui os riscos de lesões por impacto e fortalece as articulações, porém, não adianta treinar só na areia se a prova é no asfalto ou em outro piso.
A musculação também é importantíssima para complementar o treino, mas não pode ser o principal, ela funciona somente para fortalecer a musculatura.
Sentir dores é normal nesta fase de preparação, principalmente para uma prova como a Meia Maratona, mas as dores passam com o trabalho de fortalecimento e conforme o corpo vai se acostumando.
Busque sempre ajuda de profissionais como: professores de educação física, nutricionistas e médicos.
Caso queira se preparar sozinho, faça uma avaliação para saber se está apto a realizar uma prova com mais duas horas de duração.
Por isso, fica a dica mais importante, procure um cardiologista e investigue o seu coração, tenho certeza que com o aval dele você poderá correr não somente uma, mas várias maratonas!!!
Espero que tenha gostado das dicas! E boa corrida!