Você sabia que uma das formas de evitar a psoríase é fazendo esportes e atividades físicas? Mas antes de falar sobre isso vamos conhecer um pouco mais essa doença: a psoríase.
A Psoríase é uma doença de pele caracterizada pelo surgimento de manchas avermelhadas e de rachaduras na pele, que muitas vezes podem coçar e até sangrar. Não se sabe ainda muito bem sobre as causas do surgimento da psoríase. Muitas vezes é hereditária, mas não é contagiosa e sim crônica, já que aparece em ciclos na vida de que convive com a doença.
O que se sabe hoje é que a psoríase é uma doença autoimune, ou seja, seu aparecimento se relaciona diretamente com a imunidade do organismo. Assim, alguns fatores que tendem a deixar a imunidade baixa são os que mais contribuem para um novo ciclo da doença: frio, estresse, depressão, inflamações e infecções, Aids/HIV, obesidade, tabagismo e alcoolismo.
Dessa forma, a prevenção e o tratamento contra a psoríase envolvem evitar que estes fatores ocorram, ou pelo menos minimizar suas incidências. Assim, é recomendado exposição solar moderada, uso de roupas leves, largas e de algodão, alimentação balanceada e saudável, evitar bebidas alcoólicas e cigarro e evitar estresse no cotidiano.
Devemos ficar atentos especificamente no último tópico: como evitar o estresse, um dos fatores mais relevantes para o reaparecimento da psoríase.
Hoje já se sabe que uma pessoa portadora da psoríase pode levar uma vida comum e de boa qualidade. Entretanto, há alguns “esforços” que ela deve fazer para contribuir para este quadro positivo e, um deles, talvez o mais recomendado por médicos e dermatologistas, seja aderir a esportes e atividades físicas em seu cotidiano. Assim, a prática de exercícios ajuda o corpo a regular melhor seu sistema imune, tende a reduzir o estresse e ainda evita o sedentarismo e a obesidade.
Se você tem psoríase e finalmente foi convencido a investir em algum esporte para melhorar seu quadro de psoríase, tenha calma! Antes de tudo, é importante a visita ao médico, que irá avaliar se seu corpo está disposto a praticar atividades físicas. Além disso, é preciso tomar cuidado com as roupas: escolha modelos mais largos e que não sejam apertados nem raspem em lesões prévias na pele. Por fim, antes dos exercícios passe lubrificante em áreas mais propensas a irritações, como a virilha e a área inferior aos seios.
Por fim, é isso, práticar esporte é uma das melhores dicas para quem busca uma vida mais saudável e longe da psoríase e suas crises. Atividades físicas tendem a nos trazer uma sensação de bem-estar e seu corpo, com certeza, sentirá isso também!
Vamos ficar atentos à essas doenças, e fazer a nossa parte na prevenção.
Beijos!!!