Durante doze semanas, duas mil mulheres se prepararam para entrar na história participando do Nike Women Victory Tour 2016. Mil foram selecionadas para correr a Meia Maratona de 21 quilômetros, num percurso especial, o mesmo que será usado na “Maratona de Rua” dos Jogos Olímpicos de 2016. Outras mil, participaram de um treino no sambódromo, que foi o local de largada e chegada da corrida.
Era mulher para todos os lados, correndo, se exercitando. E o evento também contou com a participação dos atletas Vanderlei Cordeiro de Lima e Tatiele de Carvalho. No momento em que as mulheres pensavam em desistir da prova, eles apareciam para dar aquela força. Só quem esteve lá sabe o quanto esse apoio foi importante. E ainda, na chegada, muitas mulheres foram recepcionadas pela Triatleta Fernanda Keller, madrinha da prova.
As 6h15 da manhã, dezesseis maratonistas largaram do Sambódromo para testarem o percurso olímpico da “Maratona de Rua” dos jogos. Foi o trigésimo terceiro evento teste da Olimpíada do Rio e somente nove concluíram a prova. E aprovaram!
Entre os homens, o vencedor da Maratona foi Márcio Barreto, que concluiu 42 km em 2h37m22s e entre as mulheres a campeã foi Marta Magna dos Santos que fez em 3h37m08s.
Um pouco mais tarde, às 8:15, foi a largada das mil mulheres que participaram do Nike Women Victory Tour. Elas percorreram parte do trajeto da maratona, e assim como os atletas profissionais tiveram a chance de testar o percurso olímpico. Um trajeto encantador que passou pelo centro histórico do Rio, o Aterro do Flamengo, a Zona Portuária, passando pelo Museu do Amanhã, chegando na Marquês de Sapucai, o Sambódromo. Um verdadeiro passeio pelas belezas do centro do Rio.

Eu que participei, digo que o trajeto mais difícil foi o finalzinho, quando percorremos a Av. Presidente Vargas até a chegada. O sol estava quente e muito calor, uma temperatura de 33 graus, e sensação térmica na casa dos 40, mas nada que atrapalhasse a aventura.
Depois da chegada, a Nike ainda tornou o momento mais agradável, oferecendo salão de beleza às corredoras, gelinho para as pernas e, para fechar com chave de ouro, relaxamos e nos divertimos ao som da Bateria na Mangueira e Seu Jorge, que cantou e encantou a todas. Não há cansaço que resista né?
As mulheres que completaram a prova receberam como prêmio um pingente NikeWomen, uma das ‘medalhas’ mais cobiçadas no mundo da corrida de rua.
Uma Meia Maratona para entrar para a história e para memória de todas, principalmente em ano Olímpico. Que venham muitas outras. Como diz a música pode vir quente que estamos fervendo! Viva a mulherada que corre e cuida da saúde!
