Mergulhar, uma experiência incrível!
Sempre escutei que depois de respirar pela primeira vez embaixo d’água, mergulhar se tornaria uma das minhas maiores paixões. Então decidi experimentar. Você também quer mergulhar mas tem medo ou algum receio? Espero te ajudar a criar coragem!
Pois bem, escolhi as águas das Ilhas do Rosário, localizadas em Cartagena, na Colômbia para o meu batismo. Lugar lindo, de águas claras e quentes, nesta época do ano.
Antes de mergulhar, foi preciso responder algumas perguntas e assinar um termo de responsabilidade. Não pode ter nenhum tipo de problema nos pulmões, ouvido, nariz, congestão nasal e gripe. Tem que estar tudo em ordem.
Depois, como era o batismo e seria um único mergulho, fiz um curso rápido. Neste momento o instrutor explica tudo em uma aula teórica e em seguida seguimos para a piscina, momento de colocar em pratica o que foi a pouco ensinado na teoria.
Confesso que neste momento, na água, na piscina tive um pouco de receio se conseguiria respirar tranquilamente embaixo d’água. Meu problema maior foi a máscara, estava com medo que entrasse água no nariz lá embaixo. Mas o instrutor, me ensinou a tirar água da máscara, caso entrasse, aí fiquei um pouco mais segura.
Quando pegamos o barco e fomos em alto mar, aquela água cristalina, me fez perder o medo, não pensar em mais nada, só em mergulhar e conhecer o mundo do fundo do mar.
Quando comecei a descer, mesmo que lentamente senti o ouvido, a pressão no ouvido sem dúvida, dói muito. Então, hora de fazer a equalização.
Para equalizar, é preciso abrir a tuba auditiva, que pode ser feita engolindo em seco, bocejando ou neste caso, tampando o nariz e soprando. Por isso, para equalizar e abrir a tuba auditiva, não podemos ter quadro de gripe, resfriado, adenóide, rinite alérgica ou sinusite.
Essa pressão no ouvido dói e caso não seja equalizada corretamente, pode ocorrer sangramento da mucosa, ou até perfuração no tímpano.
Mas seguindo as instruções, descendo lentamente e realizando a equalização, será tranquilo. E tudo superado pela beleza da natureza do reino subaquático.
Experiência que todos deveriam vivenciar. Realmente inesquecível! Agora quero fazer o curso mais longo e tirar meu certificado, para mergulhar mais que doze metros de profundidade e com mais desafios.
Saiba mais sobre os cursos de mergulho. http://www.padibr.com.br/2015/
A dica mais importante que eu aprendi foi, respire sempre devagar, calmamente e profundo, nunca prenda a respiração durante um mergulho. E após o primeiro, depois de conseguir respirar embaixo d’água, vai ver que passar mais tempo no fundo do mar, ao lado dos peixes, no silêncio do oceano, poderá encontrar além de coisas lindas para se ver, um momento de paz que estava buscando e não sabia onde encontrar. Aí a vontade de mergulhar novo, e de novo!
Em Cartagena, na Colômbia eu mergulhei com a empresa Diving Planet e super indico! Vale a pena conhecer o trabalho deles. http://www.divingplanet.org/
Mas muita atenção! Se realizar imersão em águas abertas, é recomendado que espere pelo menos doze horas para viajar de avião. Se for mais de um mergulho no mesmo dia, ou dois dias consecutivos só pode voar depois de, no mínimo, dezoito horas.
Bom mergulho para vocês amigos queridos! Curta, mas se cuide!
Muitos beijos e mergulhos!