Meninas, eu estou fazendo aula de Kickboxing, e aí topa lutar comigo?
Quem tira as dúvidas sobre essa modalidade é o meu Coach, meu Personal Fight, Patrick Liberato Porto, professor e atleta da equipe Xgym FC (kickboxing), Faixa preta de Karate Shotokan, Instrutor de boxe (federação carioca), Faixa marrom de Jiu Jitsu Equipe SCBJJ / TEAM Andredopazo! Quer mais?
Então, vamos à luta!
Cada vez mais as mulheres saem em busca de novas modalidades e acabam se deparando com a luta.
O Professor Patrick explica que o kickboxing, por exemplo, ganha mais espaço entre as meninas por diversos motivos, entre eles: é uma atividade física com ótima eficácia para perder peso, tonificar os músculos, além de ser uma oportunidade para as mulheres aprenderem defesa pessoal.
E também é um processo de treinamento que foge da monotonia da rotina de musculação, as alunas adoram.
E para quem não sabe, a principal diferença entre o boxe e o kickboxing é que no kickboxing é permitido o uso de chutes durante as lutas, coisa que não é válido no boxe. (bora socar e chutar minha gente).
Benefícios do Kickboxing!
A prática do kickboxing ativa todos os músculos do corpo com ênfase na pernas, glúteos, braços e abdômen. O treinamento é divido geralmente em 3 partes: (aquecimento), exercícios específicos de fortalecimento muscular para a prática da atividade técnica, (luta propriamente dita), e no final, um (alongamento), para a volta a calma dos praticantes.
Kickboxing emagrece?
A resposta é sim!! Um treino de KickBoxing é intenso e gasta uma quantidade enorme de calorias. Em uma hora de treino forte é possível eliminar, em média, 800 calorias. Este tipo de treino também oferece à queima de gordura e o aumento da força muscular e condicionamento físico.
Para quem ficou interessado se liga que segundo o professor, qualquer pessoa pode praticar o kickboxing, mediante a uma avaliação médica. Uma vez atestado, o praticante poderá iniciar suas atividades.
Tudo pode ser dosado, cada um vai no seu ritmo. O kickboxing pode ser praticado em várias intensidades, de modo que qualquer pessoa, de qualquer idade consiga praticar e evoluir o treinamento de forma progressiva.
Cuidados!
Os principais cuidados são: certificar que seu professor é devidamente qualificado para ensinar, o cenário ideal seria um professor faixa preta, registrado em uma federação da modalidade e pertencente a uma equipe séria. E um plus seria, além de professor de kickboxing, esse profissional também possuir formação na área de educação física.
E usar também os equipamentos como as as luvas, bandagens, caneleiras e bucal.
E uma última dica importante, Kickboxing não tem contra indicações, o mais importante é escolher o direcionamento do seu treino. Por exemplo, quem procura a parte física, não precisa participar de treinos de contatos contundentes, trocas de golpes contra os outros lutadores. Esse seria um treino para um nível mais alto e pode até provocar algumas lesões. Só para quem está preparado.
É um esporte de contato, mas se estiver com treinador certo, o risco de lesão é quase nulo.
O perigo mesmo é você se apaixonar e não conseguir mais largar. Eu já tenho o meu Personal Fight e você? Anima? Vamos lutar?