Foto by Henrique Pontual
Colírio para aumentar os cílios!
Quem nunca sonhou com cílios enormes, valorizando os olhos, a expressão? Antigamente, ter cílios como os das atrizes de cinema e de novela não era para qualquer uma. Mas o que não é possível hoje com tanta tecnologia e evolução na área dos cosméticos?
Segundo o Oftalmologista e parceiro do Blog, Dr. Pedro Toledo, existe um colírio que é usado no tratamento do Glaucoma, chamado Lumigan. Com o uso, os pacientes identificaram que um dos efeitos colaterais dele era o crescimento e escurecimento dos cílios. Não só este colírio, como também todos os análogos das prostaglandinas.
Os cílios crescem tanto que o Dr. Pedro Toledo já teve caso de paciente chegar ao consultório se queixando de desconforto ocular, e era o cílio novo que estava crescendo para dentro do olho arranhando a córnea e precisou ser retirado com pinça.
Sabendo deste potencial, a indústria de cosméticos decidiu investir e lançou o Latisse. Um produto com o mesmo princípio ativo, mas totalmente diferente.
A concentração da substância ativa, conservantes e modo de usar são diferentes, afirma Dr. Pedro.
O Latisse é um produto que deve ser vendido somente com prescrição médica e indicado por dermatologistas.
De acordo com o Dermatologista Dr. Alexandre Filippo, parceiro do Blog Esporte & Saúde, se aplicado na dose certa e corretamente raramente causa irritabilidade local.
É uma gota sobre o pincel, aplicado na pele acima dos cílios. Ainda segundo ele, é preciso ficar atento aos modismos, que fazem com que as pessoas usem mesmo sem indicação e acompanhamento médico e é nessas horas que surgem os problemas.
Dr. Pedro Toledo alerta que ”o uso do Latisse de forma errada pode causar a mudança da cor dos olhos e das pálpebras de forma irreversível. Lembrando que esse produto não é usado para o controle do Glaucoma.”
O tratamento e controle do Glaucoma, são feitos com diferentes tipos de substancias e/ou cirurgia e apenas os análogos das prostaglandinas apresentaram como efeito colateral a mudança na cor dos cílios, das pálpebras e da íris dos olhos.
Já existem relatos de olhos que mudaram totalmente de cor com o uso desses remédios para aumentar os cílios. Um efeito colateral que pode pegar muita gente de surpresa. Do que adianta ter cílios grandes e lindos e deixar de ter a cor original dos olhos? Ainda não sabemos com certeza se os efeitos são reversíveis ou não, o que sabemos é que o preço da beleza pode sair mais caro do que se imagina.
Acho que devemos aproveitar sim o melhor da evolução da medicina, mas, na minha opinião é preciso ter limites. Pesquisar mais sobre o assunto, se informar e, acima de tudo, se amar.
Na dúvida meninas, procure um Dermatologista, um Oftalmologista. Eles vão encontrar a melhor maneira de resolver seu problema e você vai se sentir linda, realizada e com saúde!
Fica a dica: a utilização desses medicamentos deverá ser feita só com prescrição médica!
Qualquer dúvida, os médicos parceiros do Blog estão à disposição.
Um grande beijo! E contem comigo!