É notável que a cada ano sofremos mais com as altas temperaturas. Mas aí eu pergunto, será que estamos preparados para esse calor? Será que nossa pele está protegida?
De acordo com o a Sociedade Brasileira de Dermatologia – O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.
Segundo o Dermatologista Dr. Alexandre Filippo, “A principal causa é a exposição excessiva ao sol, mas existe também o fator genético e o tipo de pele associado ao Câncer”.
Devemos ficar atentos à nossa pele, qualquer sinal diferente do habitual, uma mancha que aumentou, modificou a cor, a forma, deve ser examinada pelo dermatologista.
Atenção para quem tem muitas pintas, ou aquele sinal que não para de crescer, faça o acompanhamento com o médico. E importante saber que o Câncer na fase inicial não tem sintoma, ou seja, é silencioso. Ele passa a apresentar algum sintoma na fase avançada.
Dr. Alexandre Filippo explica que “O melanoma é um câncer que pode matar, e necessita de um tratamento mais intenso, mas vai depender da fase em que este Câncer foi retirado. E se detectado na fase inicial, as chances de cura são de 100%”.
Precisamos adotar algo simples, usar o protetor solar mesmo em dias frios e nublados. E se tiver muito calor e sol quente, não esqueça de reaplicar o produto a cada uma hora, principalmente se estiver suando muito na praia ou na piscina.
A dica para quem pratica atividade física é procurar protetores específicos para esportistas. Existem roupas com proteção UV e também antioxidantes orais, considerados protetores solares orais.
Saiba mais sobre os Fotoprotetores orais:
http://portaldomelasma.com.br/conheca-os-beneficios-dos-fotoprotetores-orais/
Como a gente viu a dica da super atleta da Vela Patrícia Freitas, preste atenção no corpo, na pele, nas mutações que sofremos ao longo do tempo e na dúvida, procure logo um dermatologista.
Vamos ajudar a diminuir os casos de Câncer de Pele. E lembre-se que medidas simples podem fazer toda a diferença. Tenha sempre um protetor solar na bolsa, em casa, no trabalho e não se esqueça das crianças!
Não ao Câncer de Pele! Vamos que vamos!
Grande beijo!
Veja também as dicas da Velejadora Patrícia Freitas, tri-campeã sul-americana e 10 vezes campeã brasileira e Ouro Pan de Toronto na classe RS-X.
Foto: Paulo Campos
Prancha: Art in Surf
Maquiagem e Cabelo: Cláudia Carvalho