Falou em dieta, seja para emagrecer ou para ficar forte, sempre aparece a Batata Doce nas orientações nutricionais.
Mas, segundo a Nutricionista Cláudia Lima, a batata doce não é “essencial” para quem malha e quer emagrecer… É mais fama mesmo!
Como todo alimento do mesmo grupo (vegetais com mais de 20% de amido na composição), fornece energia, ideal para ser consumido antes ou após o treino, dependendo do objetivo de cada um.
A diferença para aos outros tipo de batata, é seu índice glicêmico, que é um pouco mais baixo que o da batata inglesa por exemplo e que da mandioquinha (batata baroa). Esse é o principal motivo pelo qual ela é consumida antes das atividades e para quem quer emagrecer, porque quanto mais baixo o índice glicêmico do alimento, menos ele altera a insulina, fazendo com que a energia fornecida seja liberada de forma mais lenta e gradativa. Essa menor liberação de insulina, também ajuda a controlar o apetite e a armazenar menos gordura. Mas temos que ter cuidado, o excesso de batata doce engorda sim. Explica Cláudia Lima.
CALORIAS
Cada 100 g de batata doce cozida possui em média 80 calorias.
Seu índice glicêmico é de 77, mas pode variar de acordo com preparo e com que alimento será combinado.
BATATA DOCE X BATATA INGLESA
A batata doce tem mais fibras e se comparada a batata inglesa, 2,2 x 1,3 g por 100 g em média, possui mais cálcio 17 mg x 4 mg por 100 g (o cálcio é um mineral importante para a contração muscular) e sobre o total de vitaminas, a batata doce tem mais vitaminas que a batata inglesa em média, sendo mais nutritiva, mas sem diminuir a importância da batata comum.
QUANTIDADE IDEAL
Sobre a quantidade ideal, depende de cada pessoa, qual o objetivo, que tipo e quantidade de atividade pratica. Difícil falar de modo geral.
Segundo a Nutri Cláudia Lima, a Batata Doce é indicada para todos os indivíduos, praticantes de atividades físicas ou não, no contexto de uma alimentação balanceada e variada, pois variar é um dos princípios fundamentais da alimentação equilibrada.
RECEITA
A batata doce pode ser usada em diversas receitas de purês, nhoques, etc.
Segue uma receita da Nutri:
Cozinhe 500 g de batata doce ate ficar bem macia e descasque. Amasse ainda quente com um garfo e espere esfriar.
Junte 250 gramas de ricota macia (vá acrescentando aos poucos a ricota, a quantidade pode variar de acordo com o tipo de ricota e o tempo de cozimento da batata, mas sempre misture a ricota na batata amassada já fria) até a massa soltar da mão.
Tempere com pimenta do reino, e erva fresca que gostar ( pode usar o que tiver em casa, normalmente salsa bem picada). Forme bolinhas (não precisa cozinhar), coloque em um pirex e adicione um bom molho de tomate.
Um nhoque maravilhoso, sem farinha e sem glúten, com uma boa quantidade de proteína. Arrasou Nutri!
Qualquer dúvida, mande para o Blog Esporte & Saúde ou para a Nutricionista Cláudia Lima!!!
E dali Batata Doce!! Bjim