A danada da bursite.
Vou falar hoje de um problema que acontece frequentemente com quem pratica atividade física. Acredito que muita gente sente os sintomas, mas não sabe que tem Bursite. A palavra é feia, mas é uma dor tão chata que vale a pena conhecer melhor e saber o que fazer.
Vamos lá, Bursite é uma inflamação da bursa, que nada mais é que uma bolsinha com líquido que existe em várias articulações. Elas servem para diminuir o atrito e o impacto entre as articulações.
É muitas vezes confundida com tentidite, mas atenção, são duas coisas bem diferentes. Na área da saúde tudo que termina em ITE, é inflamação. Exemplo: Bursite = inflamação na bursa; Tendinite = inflamação no tendão; Sinusite = inflamação nos seios nasais e por aí vai. É fácil confundir, mas com ajuda do toque e tomografia, dá para saber bem qual o problema. Mas dessa vez vamos focar na Bursite.
Segundo o Fisioterapeuta Dalton Faria, parceiro do Blog Esporte & Saúde, quando ocorre uma inflamação na Bursa, sentimos uma dor crônica, quase sempre intermintente, acompanhada de desconforto ao tocar o local ou quando realizamos movimentos, normalmente mais bruscos, repentinos e de impacto.
Os sintomas mais comuns são dor intensa no local, inchaço na articulação, local fica um pouco quente, com vermelhidão e dói ao praticar exercícios ou simplesmente se movimentar. Dr. Dalton explica, que não tem erro, se tiver esses sintomas, principalmente uma forte dor na articulação, provavelmente é bursite. Os locais mais comuns são no ombro e no quadril, mas podem ocorrer também com frequência nos cotovelos e joelhos.
Não tem idade para ter Bursite, no entanto, é mais recorrente em pessoas com idade mais avançada, em decorrência de fatores como fraqueza e encurtamento musculares e também metabolismo.
Uma vez identificado, para tratar não é necessário cirurgia ou qualquer outro tratamento invasivo. O paciente faz o uso de anti-inflamatórios, não esteróides. Num período de um mês, a um mês e meio, e com muito gelo, é possível tratar.
Quando o caso é mais grave pode haver a necessidade de infiltração, mas isso somente em casos extremos e com acompanhamento médico. A fisioterapia é muito importante, principalmente no tratamento da busite crônica e recorrente.
Parece uma simples inflamação, mas se não for tratada, a bursa perde a função de amortecer o impacto da articulação e o caso pode evoluir para artrose, que é o desgaste da articulação. Falaremos isso mais adiante!
Atletas e praticantes de atividade física estão mais propensos a ter uma bursite do que pessoas não praticantes. O fato é que atletas e praticantes de atividade física sempre estão fazendo movimentos e força com um maior grau de risco.
Resolvi escrever sobre ela, porque eu descobri que eu tenho a danada da Bursite. E Posso dizer que é uma dor que incomoda muito, principalmente quando faço exercícios, corro, ando de bicicleta, ou fico muito tempo sentada no carro. As vezes, ela me engana, acho que passou, mas, é só começar e me exercitar que ela novamente aparece.
Agora que já sabemos o que é, vamos nos cuidar, para que nada atrapalhe no nosso dia a dia da prática de atividade física. Estamos juntos, até na Bursite! Beijos e espero que tenha esclarecido um pouco dessa inflamação de nome estranho!