25 de maio – dia internacional da tireoide.
Tireoide, todo mundo tem, é uma glândula que fica localizada na parte anterior do pescoço e é responsável por ativar os processos metabólicos do organismo pela produção dos hormônios, como explica o Dr. Mario Vaisman, Diretor do Departamento de Tireoide da SBEM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Quando existe a falta de produção do hormônio tireoidiano, temos o Hipotireoidismo, e quando produz demais o Hipertireoidismo. A outra patologia é a presença de nódulos, que não funcionais afetam a função da glândula. Cerca de 95% dos casos são benignos.
Os sintomas de um modo geral, por serem comuns, podem confundir um pouco e atrapalhar o diagnóstico. Como cansaço, raciocínio lento, queda de cabelo, pele ressecada, prisão de ventre, além da dificuldade para realizar atividade física e perder peso.
O hormônio tireoidiano age em todos os órgãos do corpo humano, como se fosse a gasolina. Importante para o coração, o intestino, a temperatura corporal, a memória, o ciclo menstrual e a ovulação.
Por isso, para a mulher que está pensando em engravidar, é preciso resolver o problema da tireoide antes, para não ter dificuldade para engravidar ou uma gravidez de risco.
Saiba mais sobre Tireoide nos sites:
Um grande beijo!