A melhor coisa a fazer pra conhecer bem uma cidade é correr por suas ruas. Correndo ou caminhando você consegue passar pelo comércio local, ver as casas, apartamentos, monumentos, prédios. É possível vivenciar um pouco a cultura e a história que existe em cada detalhe.
Correndo você simplemente vai, segue o fluxo das pessoas, dos carros, das bicicletas que, com certeza, te leva a algum lugar desconhecido. Por mais que já conheça a cidade, os detalhes só são vistos mesmo quando estamos a pé!
Buenos Aires, que cidade! Cidade cosmopolita, que lembra nossa São Paulo, mas que ao mesmo tempo te aconchega, te abraça de uma maneira que esquecemos que se trata de uma cidade tão grande.
Uma grande metrópole sim, com 48 Bairros de estilos diferentes, uma arquitetura com influência europeia que encanta à todos. No entanto, fácil de percorrer correndo, com ciclovias e praças que dão uma sensação de segurança para a corrida em meio a tantos carros.
O bom desse trajeto de 10 quilômetros de turismo e corrida é que, além da prática de atividade física com prazer, ainda podemos parar para fazer fotos em algum momentos.
O percurso escolhido foi sair da Região do Bairro Balvanera, onde estávamos hospedados, descer a Rua Pasteur, pegar a Avenida Córdoba e depois Rua Azcuenaga até o Bairro Recoleta onde está a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, e o lindo Edifício Buenos Aires Designer.
Chegamos então às belas praças localizadas na Avenida Figueroa Alcorta, ao Museo Nacional de Belas Artes e a Florales Genérica, que fica na Plaza Naciones Unidas.
Seguindo ainda pela Avenida Figueroa Alcorta, viramos à direita e percorremos as charmosas e tranquilas Ruas de Palermo Chico, uma das Regiões mais nobres e reservadas dessa linda Capital.
Voltamos pela mesma avenida e chegamos ao Planetário, que fica na Região de Palermo. Aí sim, pausa para fazer fotos.
Hora de voltar! Seguimos pela Avenida Sarmiento, contornando o Monumento de Los Españoles, e pegamos a Avenida Del Libertador no sentido do fluxo dos carros.
Passamos pelo Jardim Japonês, pela Plaza Alemania e mais à frente pelo Museo de Arte Decorativo. Subimos a Plaza Ruben Dario, onde está localizado a Biblioteca Nacional. Passando pelas Ruas Galileo e Copernico, chegamos na Avenida Las Heras. De lá percorremos novamente as ruas Ascuenaga, Córdoba e Pasteur, até a Tucuman, de onde saímos.
Correr pelas ruas de Buenos Aires é realmente desafiador, são muitas subidas, escadas pelo caminho, atenção com o trânsito, mas no final a sensação é maravilhosa. Juro que vale a pena cada metro percorrido e desvendado!
Conheça Buenos Aires correndo! Inclusive para os amantes de corrida de rua, Buenos Aires tem uma das Maratonas mais planas e rápidas que existem.
Anote aí! Maratona de Buenos Aires será dia 15 de Outubro e a Meia 4 de Setembro. ¿Vamos allá?