Whey protein – o pó mágico dos atletas
Proteína que ajuda na reconstrução de músculos vira moda, mas é preciso tomar cuidado com o uso exagerado.
O Whey Protein é um conjunto de proteínas derivadas do soro do leite. A grande vantagem em relação a ingestão do leite propriamente dito é o valor biológico, ou seja, o organismo tem uma melhor absorção das proteínas do Whey, e com menor quantidade de calorias, como explica a Endocrinologista Dra. Saliha Mello.
A Anvisa, Agência Nacional de vigilância Sanitária, enquadra o Whey Protein como um alimento, não um medicamento.
Vamos falar das funções do Whey, para a gente entender o porque dessa febre. Na verdade, são as mesmas desempenhadas pelas proteínas de outras fontes, como: recuperação muscular, regeneração de outros tecidos, não musculares, e também o aumento do desempenho de diversas funções biológicas, imunológicas, etc.
Por isso, é um produto mais indicado para quem pratica atividades físicas intensas, como atletas, mas pessoas que praticam esporte também podem consumir o Whey Protein.
E fica a dúvida, Whey Protein engorda? Segundo a Dra. Saliha, não engorda. No entanto, é preciso ficar atento no tipo de Whey que você está consumindo.
Pois, existem diversos. Uns com menor quantidade de caloria e carboidrato por dose e outros com maior. Existem também as especificações de Whey, como: (proteína concentrada, proteína isolada, proteína hidrolisada, blend de proteínas), que serão prescritas de acordo com o objetivo e as necessidades diárias de cada um.
É comum as pessoas confundirem os “potões” de Whey, com os “potões” dos hipercalóricos, estes sim são suplementos de alta caloria para ganho de peso.
O “Pó mágico dos atletas” alguns anos atrás, quando o Whey ainda não tinha estourado no mercado, muita gente com o objetivo de emagrecer, mudou o estilo de vida, incluiu exercícios físicos na rotina, e é claro o Whey Protein. Perderam peso, melhoraram a musculatura e diminuíram o percentual de gordura. Mas, não foi por causa do Whey, foi todo um conjunto de ações. Esse conceito acaba sendo vendido por muitos até hoje e os gordinhos compram Whey, acreditando ser a fórmula mágica para perder peso, mas não é.
Já sabemos que não é fórmula mágica para emagrecer e definir o corpo, será que o Whey também é fundamental? Decidi perguntar a uma atleta fisiculturista.
Sarah Rodrigues Malta de 24 anos, é de uma Categoria chamada Bikini Fitness. Nela as atletas são avaliadas por simetria, percentual de gordura, harmonia, beleza e outros critérios. Uma categoria com menos densidade muscular, não pode ter músculos muito desenvolvidos.
Ela explica que poderia viver sem Whey Protein, mas que ele é interessante, no caso dela, pela quantidade de proteína por porção. E como é um suplemento, não substitui a refeição, só supre. “ É como comida, só que em pó’, diz ela.
O que a preocupa é ver as pessoas consumindo desenfreadamente, sem indicação médica. Acredita ser um grande erro da população. “ É como comer uma grande quantidade de ovo, sem necessidade. Tudo depende do objetivo, estímulo, não adianta que a proteína não vai fazer o músculo. Preciso comer a necessidade correta de proteína, que aliada ao estímulo, alcanço o que desejo”.
A dica da Fisiculturista Sarah Rodrigues Malta é ter paciência, e muita dedicação. “As pessoas esquecem que as mudanças são lentas e saber o que está comendo, que tipo de nutriente está ingerindo, é importante para todos. E o Whey Protein é um alimento prático e um suplemento que ajuda no resultado final para o atleta”.
Tão prático que já foi parar em receitas de bolos, tortas, pães, doces, picolés, massa de macarrão, sorvete, entre outras que são compartilhadas na internet.
E já tem gente ganhando muito dinheiro usando a criatividade e Whey Protein.
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, o Whey Protein, é o recordista no consumo no Brasil, corresponde a 60% das vendas, no seu segmento.
O melhor horário para ser consumido é imediatamente após o treino (nos primeiros 40 minutos), momento em que a musculatura está desgastada e está mais ávida por nutrientes. O importante é procurar um profissional especializado para calcular as necessidades diárias de proteínas de acordo com o peso e composição corporal, treinamento físico e objetivos.
Segue uma receitinha, sugestão da Dra. Saliha Mello.
O Bolinho de Caneca de Microondas.
2 Colheres de tapioca
½ Xícara de chá de água
2 medidas de Whey baunilha
1 Ovo
Bater tudo no liquidificador e despejar em duas canecas que possam ir ao micro ondas.
Assar por 3 minutos.
Pronto! É só comer seu bolinho de Whey Protein.
Espero ter esclarecido um pouco sobre o WHEY PROTEIN. Qualquer dúvida, mande para a Dra. Saliha Mello ou para a Atleta Fisiculturista Sarah Rodrigues Malta.
Um grande beijo!! E acredite, não existe pó magico!
A nossa atleta. O Blog Esporte & Saúde está na torcida!
8 Comentários
Adorei a materia! Realmente o Whey protein nao existe como forma magica e nem para excessos e uso indevido! A Sarah destacou bem a ” paciencia, dedicacao, acompanhamento nutricional e disciplina! Muito bom!
Que bom que gostou Vivian. A gente sabe que milagre não existe, só trabalho e muita dedicação!! Um grande beijooo
Dani
Excelente reportagem! Estou amando seu blog! Muito sucesso!
Puxa Sheila,
Fico muito feliz, ainda mais você que curti malhar, esporte etc… Um grande beijo, cheio de saudade!!!
Sempre bom saber mais
É isso aí Bianca! Estou aqui para isso. Qualquer dúvida, pode mandar! Estamos à disposiçao! Um grande beijo e obrigada por acompanhar o Blog Esporte & Saúde!!
Whey é, como você disse, um suplemento alimentar. Ele complementa uma alimentação balanceada e saudável! Pode ser usado por nutricionistas para ajudar pacientes com deficiências alimentares, desde a simples falta no consumo de proteína até em problemas mais “simples” como a dificuldade de lanches saudáveis e completos durante uma dieta.
Vejo muita gente acreditando que a quantidade de consumo de Whey protein é diretamente ligada ao ganho de massa muscular. Tipo: “consumindo o dobro da quantidade de whey indicada após malhação, terei mais ganho de massa muscular do que se eu consumisse apenas a dosagem correta”! Isso é um erro gigantesco (além de ser um desperdício de dinheiro). Seu corpo só consegue absorver uma quantidade de proteína por vez, o resto é eliminado pelo corpo, urina e etc. Então não adianta consumi-lo inadvertidamente e sem acompanhamento. Whey não lhe deixará forte, e sim a dedicação nos exercícios e na dieta feita por um profissional.
Disse tudo Rodrigo! Obrigada por contribuir com mais informações e dividir um pouco da sua experiência! Não deixe de acompanhar o Blog Esporte & Saúde! Um grande beijo!!!