Se você sente ou já sentiu dor na região profunda da lombar e no glúteo, um tipo de queimação, ou formigamento, e que, geralmente desce até a perna, você pode estar com a Síndrome do Piriforme.
A dor pode intensificar com um simples gesto de cruzar as pernas. Esclarece o Fisioterapeuta Dalton Faria.
Mas atenção, a síndrome do piriforme pode ser diagnosticada de forma errada. Um estudo, de Silver e Leadbetter (1998), mostrou que dos 65 médicos entrevistados, os 7% consideram que não existe e 21% não sabem como responder a pergunta “o que é?”, ou mostram dúvidas sobre o assunto. Preocupante né?
O piriforme é um músculo fino parecido com uma pêra, e se encontra na região profunda do glúteo, estando próximo ao Nervo Ciático. Entre os fatores associados ao surgimento da síndrome podemos citar:
O Dr. Dalton Faria gosta de citar os dois primeiros porque eles são decorrentes de excessos e dependem somente de nós mesmos.
Dica para os corredores amadores. Cuidado com o terreno e também com a hipertrofia glútea. Nada em excesso faz bem.
O diagnóstico da Síndrome do Piriforme pode ser feito por meio de profissionais, como: o seu médico ou o fisioterapeuta.
Mas lembre-se, somente profissionais capacitados podem dar um parecer, uma vez que, como lembrado acima, é uma síndrome difícil de diagnosticar.
O tratamento é feito com medicamentos e também com fisioterapia.
Sentiu dor, procure um especialista! E nada de Síndrome do Piriforme, chega de Síndrome, na verdade!
Conheça mais no vídeo abaixo: