Entre os dia 14 e 16 de Julho Angra dos Reis, um paraíso localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro vai virar, literalmente, Terra de Gente Grande. É a Expedição Terra de Gigantes que chega para movimentar a cidade. Uma mistura de esporte e contato com a natureza, esforço físico e prazer.
Philipe Campello, Diretor Técnico da Expedição Terra de Gigantes explica que a prova nasceu em 2009 na cidade de Teresópolis, Região Serrana do Rio e foi inspirada em um feito dos escaladores brasileiros Sérgio Tartari e Alexandre Portela, que conquistaram a via de escalada mais difícil do Brasil na Serra dos Órgãos, em 1987. Além disso, o local desse feito é um dos preferidos da equipe, próximo à travessia Petrópolis x Teresópolis.
A Terra de Gigantes envolve provas de canoagem, trekking, mountain bike e rapel. Sábado dia 15 de Julho acontece a largada da Categoria Expedição (uma prova que tem entre 150 e 200km). Competem quartetos mistos, duplas mistas, duplas masculinas e solo. No domingo é a vez da Categoria Race (entre 30 e 50km), onde também participam quartetos mistos, duplas mistas, duplas masculinas e solo. Eu, como estou começando neste mundo de Corrida de Aventura, farei a Race.
Inicialmente o evento foi criado para o público fluminense e tinha a característica de uma prova curta (50km), atualmente é considerada a principal prova do país, com distância de cerca de 200km, além de atrair atletas de mais de 11 estados. Esse ano a competição contará com a participação de equipes internacionais.
“Além de ser etapa do Campeonato Estadual, A Expedição Terra de Gigantes conta ponto para o Ranking Brasileiro e Latinoamericano. e também realizamos uma etapa de 30km paralela para incentivar novos atletas no esporte”.
O Diretor Técnico da prova esclarece que um dos pré-requisitos para um desafio como esse é saber trabalhar em equipe. A corrida de aventura, apesar de parecer um esporte para heróis, é acessível a qualquer pessoa. Como a estratégia é fundamental, a intensidade das modalidades pode ser dosada a cada condicionamento físico. Além disso, há provas de 30 km que duram cerca de 4 horas à 700 km que duram 6 dias mas para completar uma prova é preciso saber trabalhar em equipe.
Num desafio como esse a segurança para os atletas é muito importante, por isso, a experiência é fundamental. Os responsáveis pela Expedição Terra de Gigantes já organizam provas deste nível há mais de 12 anos, participaram de mais de 17 provas e não tem relatos de nenhuma ocorrência grave. A organização disponibiliza resgate para qualquer eventualidade e eles contam que, o que acontece mesmo são arranhões e alguns tombos de bike, fora isso, é pura diversão.
Com certeza uma das grandes preocupações dos competidores é com o trajeto, e os organizadores explicam que os trajetos são sugeridos, mas as rotas não são definidas. Eles definem todos os pontos de passagem, mas quem escolhe o caminho é o navegador. É um esporte de estratégia, uma espécie caça ao tesouro, que tem como um dos pontos altos dessa corrida o contato com a natureza.
Ahh, a natureza! Sem dúvida, remar, correr, pedalar e descer de rapel com ajuda da mãe natureza fica mais fácil.
Então, agora que já conheceram um pouco mais da Expedição Terra de Gigantes, chegou a hora de criar coragem e enfrentar esse desafio. E a dica é que se você é estreante em Corrida de Aventura, como eu, o ideal é começar na categoria Race de 30 km e ir aumentando a distância gradativamente.
Terra de Gigantes está chegando e o que nos espera? Uma paisagem deslumbrante de Angra dos Reis, muitas surpresas e emoções. Momentos incríveis para serem compartilhados e guardados na memória! Chegou a hora de virar gente grande com a Expedição Terra de Gigantes 2017!