Saúde bucal e o esporte! O que a odontologia tem a ver com a pratica de esporte? Quem acha que dentista só serve para deixar o sorriso bonito, está muito enganado.
Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para o ser humano, seja ele atleta ou não. E o importante é sabermos que alterações nas estruturas faciais influenciam no desempenho das atividades físicas, quem explica é o Dentista Dr. Marcos Paulo El Saman, especialista em Ortodontia, pós Graduado na NYU.
Você sabe o que os dentes têm a ver com os esportes? Essa pergunta, principalmente para os leigos, parece não ter sentido algum, mas tem. Os problemas dentários têm grande influência no desempenho dos atletas, podendo trazer grandes prejuízos.
O inofensivo hábito de respirar pela boca, por exemplo, pode levar à queda de até 30% na performance física.
“O que acontece é que durante a respiração oral, por não promover um preparo do ar inspirado, ocasiona uma modificação dos mecanismos pulmonares de absorção de gases. E além de elevação da resistência das vias aéreas e diminuição da complacência pulmonar, reduz o aproveitamento do O2 não só no repouso, mas principalmente no exercício, o que pode causar “Cor pulmonale”, que é a insuficiência cardíaca provocada por um grande aumento da resistência ao fluxo sanguíneo pulmonar, conhecido também como falta de ar”. Explica Dr. Marcos El Saman.
De acordo com a Fonaudióloga Dra. Caroline Saman, parceira do blog, os indivíduos com respiração oral crônica apresentam alterações miofaciais, posturais, digestivas, fonéticas, crescimento craniofacial desordenado, má oclusão dentária, postura cervical incorreta, baixo rendimento físico, dificuldade com a coordenação global, cansaço frequente, insônia, dificuldade de atenção e concentração, mau aproveitamento dos alimentos pela deficiência da mastigação e digestão, lesões, má recuperação dessas lesões, diminuição da capacidade aeróbia e fadiga precoce.
Por isso, o rendimento de um atleta pode aumentar se ele tiver “em dia” com a saúde bucal.
Vamos entender um pouco o que consiste a saúde bucal.
Oclusão correta (engrenagem entre os dentes). Pode ser corrigida através do uso de aparelhos ortodônticos;
Arcada dental completa – facilita a mastigação e digestão;
Dentes sadios, sem dor e sem foco infeccioso na boca;
Boa respiração.
É necessário um diagnóstico planejado, realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por ortodontistas, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas e até psicólogos para o tratamento dessas disfunções.
No caso das crianças, como muitas vezes os pais não têm idéia das consequências do hábito de respirar pela boca, algumas escolinhas de futebol, por exemplo, já existem profissionais especializados para avaliar a oclusão dentária e a respiração dos futuros atletas. E quando os problemas são identificados, os pais e/ou responsáveis são informados dos possíveis tratamentos para aumentar o desempenho físico do atleta avaliado.
Então já sabe né? Para ter um bom desempenho no esporte ou em atividades físicas não deixe de visitar seu dentista periodicamente. Muitas vezes o problema é mais fácil de resolver do que se imagina.
Um sorriso saudável para vocês!
Entre em contato com o Dr. Marcos pelo Whatsapp (041) 21 9837-4278
Quer saber mais, leia no site do globoesporte “A saúde bucal voltada para atletas: odontologia do esporte” e nesse artigo “Odontologia desportiva. Uma breve revisão sobre essa nova tendência no esporte.”
2 Comentários
Gostaria de agradecer à Fonoaudióloga Caroline e Dr. Marcos Paulo pelas informações importantes sobre a respiração oral das crianças e suas consequencias… Elas servirão como suporte na observação do desenvolvimento de meus filhos. Espero receber,em breve, novas orientações.
Olá Fabiana,
Fico feliz que tenha gostado da matéria. São realmente dois profissionais incríveis. Esperamos ajudar sempre, conte com a gente. E se tiver dúvidas, mande! Um grande beijo! Dani