Como dar um “up” na corrida!
Você já deve ter ouvido falar em kangoo jump, ou não? Há algum tempo no Brasil, esse calçado desenvolvido com tecnologia Suíça virou moda nas ruas e praças das cidades e acabou invadindo as academias de ginástica.
Esse equipamento, nada mais é, que uma super bota com arcos de mola parecidos com patins. Mas criado para correr em qualquer terreno como areia, grama, asfalto e com um sistema de amortecimento capaz de reduzir até 80% do impacto, o que nenhum tênis comum jamais faz.
Essas “botinhas mágicas”, que pesam 1,7 kg, proporcionam ao atleta correr com mais facilidade e maiores distâncias, o que traz uma queima calórica alta e um trabalho muscular bem intenso.
Por isso, o educador físico Weber Silva Magalhães alerta, que a pessoa que for iniciar a prática com as botas kangoo jumps precisa ter cuidado para não exceder seus limites. “A maioria dos iniciantes querem resultado rápido e geralmente exageram na atividade. O corpo necessita de um tempo para se adaptar às novas práticas e criar um ritmo de evolução para não gerar desgaste muscular e cansaço extremo. Aos poucos o praticante vai melhorando o condicionamento, a força e a intensidade”, diz.
Ao colocar a bota, a sensação inicial é: “Eu vou cair! Será que consigo equilibrar nisso?” Mas, pode ter certeza que depois de uns pulinhos, isso passa. O equipamento dá firmeza porque trava a sua articulação e deixa o pé bem estável, proporcionando segurança para os tornozelos e evitando lesões.
Hoje é possível ver em algumas academias de ginástica, aulas reproduzindo movimentos de corrida e dança, utilizando as botas de Kangoo jumps. Essa atividade é semelhante ao power jump, mas o impacto do salto é amortecido, o que não acontece no jump. Portanto, o esforço feito durante a prática é maior. Segundo Weber, 45 minutos dessa modalidade aeróbica conhecida como “Hopping”, consome em torno de 800 calorias ou mais, dependendo da intensidade de cada um. “Os grandes benefícios são a queima de gordura, aumento da coordenação motora, melhoria na correção postural, fortalecimento muscular e, por ativar o sistema linfático, promove uma melhora considerável nas celulites”, conta.
O interessante é se desafiar e experimentar novas atividades. Assim, o corpo entra num novo estado de movimento em que se trabalham músculos diferentes com outros estímulos. E quando se trata de diversificar e exercitar de forma lúdica fica ainda mais motivante o treino. Vale a pena tentar e se divertir!
O profissional ainda acrescenta que o esporte pode ser praticado inclusive por crianças e idosos, que não apresentem alguma restrição médica, tendo os cuidados necessários. Vão algumas dicas para quem quer se aventurar:
– Utilize duas meias grossas para proteger seus pés e não machucar.
– Fique atento ao ajuste das botas, que devem ser bem feitos. As botas não devem estar nem tão apertadas, nem tão frouxas.
– Se for treinar sozinho, procure um profissional para orientá-lo durante um período, para aprender com segurança.
– As botas de kangoo jumps podem ser encontradas no site www.kangoojumps.
Divirtam-se!!!
Reportagem Patrícia Albuquerque. Jornalista colaboradora do Blog Esporte&Saúde
7 Comentários
Adorei o pulo do canguru, esse sim queima muuuuuitas calorias!
Isso mesmo Priscila, a gente se diverte e gasta caloria!!! Beijos
muito legal! Parabéns pela matéria meninas ! Muito bom poder diversificar a corrida !
Que bom que gostou Alessandra! Mil beijos e muito Esporte & Saúde para você!
Legal! Será que rola uma corridinha na Lagoa com o Kangoo Kump???
Querida Adriana, pode sim! As botas podem ser utilizadas em asfaltos, areia, grama, até em neve. Um ótima opção para correr em praças, parques e lugares ao ar livre. Aproveite e dê uma voltinha na lagoa com o kangoo jump!
Ótimo texto!.. Muito interessante a atividade!..