Mar, praia e esporte, uma combinação mais que perfeita! Quem corre sabe que correr cada quilômetro sentindo a força do oceano é mágico.
Mar del Plata, na Argentina é banhada pelo Oceano Atlântico e fica há cerca de 400 quilômetros da Capital Buenos Aires. O nome é uma referência ao Rio da Plata, a junção dos Rios Paraná e Uruguai.
Plata é prata, segundo relatos históricos, os primeiros espanhóis acreditavam que a região do Rio da Plata era rica em metais preciosos, principalmente prata.Portanto, mar del Plata é uma alusão tanto da proximidade do Rio da prata quanto a riqueza atribuída a região pelos primeiros colonizadores.
Mar del Plata
Chegando na cidade já era possível sentir a energia que estava por vir. As pessoas, desde a retirada de kit até o percurso da prova, sempre com sorriso no rosto.
Cheguei com um pouco de medo do vento, porque muita gente já havia falado que ventava muito em Mar del Plata.
Mas me preparei, fui de óculos para não ter inconvenientes com minhas lentes de contato. Preparada, a convite da New Balance, fui viver os famosos 21 km NB Mar del Plata, na Argentina.
A corrida além dos 21 km, tinha opção dos 10 km e 5 km, além das categorias para portadores de necessidades especiai, para ninguém ficar de fora. Cerca de 11.000 pessoas correram essa edição de 2024.
A largada foi de emocionar, milhares de corredores cantando o Hino Nacional Argentino cobertos por uma bandeira alviceleste gigante, de arrepiar.
Durante o percurso era possível sentir a presença do mar, que tentava chegar perto dos corredores com suas ondas, mas nos máximo enviava um refresco no ar. O clima ajudou, estava mais ou menos 20 graus, nem quente, nem frio, perfeito na verdade.
A chuva que estava prevista para o dia da prova esperou até que o último corredor terminasse a corrida para cair. O vento, que já é famoso, nem quis brilhar nesse dia, veio disfarçado de brisa.
Tudo perfeito para uma linda prova.
O que surpreendeu um pouco foram as subidas, essas sim não tiveram pena de ninguém. Era subir ou subir! No final do lindo percurso pela costa marplatense veio uma reta e uma descida, que todo santo ajuda, e ajudou!
Missão cumprida! Hora de celebrar a vida, a saúde e a oportunidade de viver mais uma corrida e desfrutar de cada quilômetro.
Hasta la próxima!