Você já viu algum profissional, seja fisioterapeuta, massoterapeuta ou personal trainer, usando um rolo de espuma ou uma bolinha de tênis para massagear alguém? Parece relaxante né? Mas saiba que o que eles estão fazendo é muito mais que isso. Estamos falando de um método chamado Liberação Miofascial, que é uma técnica usada para soltar a musculatura e recuperar os padrões de movimento de determinados músculos.
Para entender melhor esse método o Blog Esporte & Saúde entrevistou a parceira Personal Trainer Especialista em Recuperação de Lesões, Larissa Barranco.
Blog Esporte & Saúde:
O que é liberação Miofascial?
Larissa Barranco:
Antes de explicar a técnica é preciso entender o que é a miofáscia. Todo músculo do nosso corpo é revestido por um tecido conjuntivo, denominado Fáscia, que envolve também as vísceras, artérias e veias. Suas funções são de proteção aos tecidos que envolvem e principalmente manter uma conexão em todo o sistema locomotor, do crânio até os pés.
Quando o corpo não está em alinhamento qualquer contração muscular errada pode gerar tensões nas fáscias, comprometendo a plasticidade e formando o que chamamos de ‘’ponto-gatilho’’. Essa rigidez tende a causar uma perda na amplitude de movimento e pode colocar em risco a função de um músculo.
É aí que a técnica da liberação miofascial entra em ação.
Blog Esporte & Saúde:
Como se faz a Liberação Miofascial?
Larissa Barranco:
A técnica de Liberação Miofascial consiste em pressionar e deslizar as áreas de tensão, seja manualmente ou com algum implemento, com o propósito de desfazer os nódulos. E esse alívio das tensões musculares recupera a amplitude do movimento, melhora da função musculoesquelética e acelera a recuperação do tecido muscular.
Blog Esporte & Saúde:
Esse “rolo de pizza” pode mesmo prevenir lesões e aliviar nas dores musculares?
Larissa Barranco:
Sim. A pressão imposta na liberação através de rolos de espuma, bolas de tênis, stickers e outros implementos, é capaz de gerar uma melhora imediata nessas disfunções. Tal fato ocorre porque a manipulação gera um reequilíbrio na coordenação do movimento e na transmissão de forças entre os segmentos corporais.
Blog Esporte & Saúde:
Existe alguma restrição?
Larissa Barranco:
Somente em caso de artrite reumatoide aguda, osteoporose, osteomielite ou fraturas em regeneração, flebite, aneurisma, desordens hemorrágicas ou em terapia anti-coagulante, bursite, diabetes avançada, e gestantes no primeiro trimestre.
Blog Esporte & Saúde:
Qual é o melhor momento para se fazer, antes ou pós-treino?
Larissa Barranco:
Não existe um padrão predeterminado. Pode ser feita antes do treino com o objetivo de aliviar as tensões e preparar os músculos para exercerem suas funções corretamente e aumentar a amplitude de movimento. Durante para manutenção durante os treinos (muito comum se ver nos intervalos de jogos de basquete). Por fim, também pode ser feita no final dos treinos priorizando um relaxamento, além de auxiliar na recuperação do tecido muscular pós-treino.
Blog Esporte & Saúde:
Quais cuidados os profissionais que aplicam devem ter?
Larissa Barranco:
Durante a execução o profissional deve fazer uma combinação de 3 movimentos que são realizados de forma a alongar o músculo e a fáscia. Os movimentos devem acontecer no local da tensão e repetidos até que a área esteja relaxada. São eles: tração de deslizamento, fricção e amassamento.
Blog Esporte & Saúde:
É possível fazer a auto liberação com bolinhas e rolos?
Larissa Barranco:
Sim, a liberação pode ser feita de forma ativa! Nesse caso, o indivíduo massageia o tecido pressionando com próprio peso corporal o rolo ou a bolinha, enfatizando as regiões que normalmente tornam-se rígidas e limitam o movimento. O tempo de duração da pressão pode variar entre 30 a 90 segundos, dependendo da intensidade da aplicação.
Blog Esporte & Saúde:
Onde comprar o rolo ou a bolinha?
Larissa Barranco:
Lojas de esportes, lojas de artigos médicos e fisioterápicos e até mesmo em pet shops, pois existem umas bolinhas de cachorros rígidas e pontiagudas que fazem o mesmo efeito de uma bola de tênis ou de lacrosse, porém com um custo mais acessível.
E atenção! Nem sempre o local onde estamos sentindo a dor, ou incômodo é a parte do corpo que deve receber a Liberação. Por isso, é importante realizar uma avaliação funcional com um profissional capacitado, para saber onde estão de fato os desequilíbrios e tensões.
Fica aí mais uma dica para prevenir lesões, acabar com dores musculares e também relaxar, porque nós merecemos!
Veja as dicas do nosso atleta paralímpico Vinícius Rodrigues:
Veja um exemplo de utilização do Rolo no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=g3kzpC0l9Y8
Espero que tenha gostado e qualquer dúvida, mande aqui nos comentários que a Personal Larissa Barranco responde para você!