Com certeza você já ouviu essa frase: “Cuidado com a postura”! É que às vezes estamos tão relaxados que esquecemos da coluna e quase caímos em cima da mesa. Estou falando daquela postura onde os ombros e a cabeça parecem estar indo para a frente, e você fica com aparência do Corcunda de Notre Dame.
É importante notarmos que algumas atividades que desempenhamos no dia-a-dia podem ser responsáveis por essa má postura. Quando dirigirmos, por exemplo, ou seguramos algo com as duas mão, trabalhamos no computador, digitamos no celular, e por aí vai. Tudo contribui para adquirir uma postura errada e também maiores problemas no futuro.
Se você durante o dia se sente assim e por várias outras vezes fica espreguiçando, isso pode ser um sinal de que sua postura ruím. A má postura cansa, aumenta o nível de estresse e diminui o ânimo na hora de realizar as atividades diárias.
Segundo o Fisioterapeuta e parceiro do Blog Esporte & Saúde, Dalton Faria, “Em quase 90% dos casos a má postura é gerada por um desequilíbrio muscular. Isso ocorre quando um músculo, ou um grupo deles está mais forte que outro. O que gera alterações que irão acarretar diretamente na nossa postura”.
No caso específico citado acima, em que vamos ganhando uma postura encurvada, o desequilíbrio muscular quase sempre está nas costas, onde os músculos envolvidos estão mais fracos e não conseguem sustentar o peso do nosso corpo. E os músculos da frente (peitoral), vão ficando mais encurtados ou com a flexibilidade reduzida. Mesmo que você tente consertar, após alguns minutos depois, com a fadiga, o corpo volta a posição errada. Um grande sinal que esses músculos estão mais fracos é a escápula alada (quando os dois ossos das costas ficam evidentes, parecendo asas).
O importante é saber identificar corretamente quais desses músculos precisam ser alongados e/ou fortalecidos, para garantir o equilíbrio e o alinhamento do corpo, e se realmente esse é o motivo da má postura.
Primeiramente procure um profissional, um Fisioterapeuta ou um Ortopedista para fazer uma boa avaliação da sua postura.
Não se desespere, existem muitos exercícios, alongamentos e práticas como yoga, RPG (Reeducação Postural Global), Pilates e outras atividades que podem ajudam a melhorar a postura.
Você vai ver que com uma boa postura, pode até ganhar alguns centímetros e também se sentir bem melhor com seu corpo.
Veja também a matéria “Alongar ou não alongar, eis a questão!“
Beijos e cuidado com a postura!
Foto Capa: Paulo Campos
Maquiagem e Cabelo: Cláudia Carvalho