Crossfit – um desafio fitness.
Um desafio a cada dia! Um treino diferente, dinâmico e divertido. Uma combinação de ginástica olímpica, levantamento de peso olímpico e exercícios aeróbicos. É o crossfit, método de treinamento desenvolvido pelo coach norte americano Greg Glassman, que surgiu na década de 90 nos Estados Unidos e, alguns anos depois, chegou com tudo no Brasil com o objetivo de levar o praticante a se superar e conhecer seus limites diariamente, assim como na vida.
Segundo o Educador Físico, sócio-proprietário da Anexo CrossFit de Belo Horizonte e Embaixador da Reebok Brasil Tiago Gramiscelli, já são 350 academias de crossfit em todo Brasil, executando movimentos funcionais de alta intensidade e com variação constante. “Funciona como uma aula coletiva dividida em aquecimento, prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e o WOD (workout of the day), conhecido como desafio do dia”,conta.
O atleta vai se deparar com treinos diferenciados de força, flexibilidade, velocidade, alongamentos, utilizando equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros. “Todo movimento tem a sua adaptação para que todos executem o treino, mas na sua intensidade”, observa Gramiscelli.
O sucesso do crossfit vem da variedade de exercícios propostos, fugindo assim, da monotonia encontrada em outras atividades como musculação. E os benefícios são evidentes, declara o educador físico: “Melhora do condicionamento físico, resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação, velocidade e também os fins estéticos como redução de gordura e ganho de massa”. Este resultado pode ser visto quando se depara com uma situação do dia a dia como jogar bola com os amigos, carregar compras, subir escadas ou pegar seu filho no colo. Os atletas do crossfit, geralmente, tem um condicionamento físico acima da média em saúde e qualidade de vida.
Esse treinamento de força é utilizado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas como SWAT, unidades de operações especiais do exército americano, por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo. Talvez seja em função disso, que muitos leigos, consideram o crossfit um programa pesado demais e com grandes chances de se machucar. Mas, o Embaixador da Reebok garante que em qualquer esporte existem riscos, cabe ao coach e ao participante perceber seus limites e fazer a adaptação necessária de todos os exercícios no seu ritmo.
A ideia é promover saúde! Movimentando o corpo de forma saudável num treino completo, para evoluir fisicamente e estar com a cabeça boa. Crianças americanas estão adentrando pelo mundo “crossfit kids”, justamente pelo esporte proporcionar a sensação de “brincadeira de rua”, pouco praticada atualmente por causa dos jogos eletrônicos e tantos outros estímulos. Essa oportunidade de vivenciar experiências como saltar caixas, pular, subir e passar debaixo de cordas, transferir pesos leves de um lado para o outro, interagir com outras crianças, torna a aula divertida, motivante e com grandes desafios.
E quando o treino vira brincadeira, fica ainda melhor. A qualidade de vida está não só associada à prática de exercícios físicos e alimentação saudável como também em fazer algo novo, experimentar e ser feliz naquilo que você se identifica. Que tal fazer um desafio para você mesmo?
Reportagem Patrícia Albuquerque. Jornalista colaboradora do Blog Esporte&Saúde
Quer saber mais sobre crossfit? Segue o site do Crossfit Brasil.