Sol, amigo Sol!
Tem gente que ama ficar exposto ao sol, mas também tem aqueles que não tem outra opção, e passam muito tempo embaixo dele, seja trabalhando ou praticando esporte.
E ninguém melhor que Torben Grael, iatista brasileiro seis vezes campeão mundial de Vela e dono de cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, para falar do sol, um dos maiores vilões dos velejadores. Como você pode ver no vídeo as dicas que ele mandou para o Blog Esporte&Saúde. ValeuTorben!
Você também tem a sensação de que a cada ano o planeta vai ficando mais quente e o sol menos suportável?
Pois é exatamente o que está acontecendo. As alterações climáticas são conseqüência do aquecimento global. (Assunto complexo)
Mas vamos voltar a falar do sol, que tanto nos preocupa. Pois os danos provocados pelos raios UVA e UVB, nem sempre são reversíveis. Fiquem atentos aos cuidados com a pele!
Segundo o Dermatologista Dr. Alexandre Filippo, a exposição contínua e prolongada ao sol pode trazer dois grandes problemas: o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Que varia de indivíduo para indivíduo, dependendo do tipo de pele de cada um.
Quanto mais clara a pele, maior a preocupação. A dica é usar protetor solar diariamente, se possível, os que são fabricados para a prática de esportes. Reaplicar a cada duas horas.
Podemos optar também em inovar e usar roupas com proteção UV (ultravioleta), e ainda temos a possibilidade de ingerir antioxidantes orais, os chamados “protetor solar oral”, feitos para proteger nossas células contra a liberação de radicais livres, compostos que agridem o DNA celular.
Para ajudar a comprar o protetor solar fica a dica: a proteção tem termo de fator UVB de 30 para o 60, o ganho é de apenas 3%. E quanto aos raios UVA, não é possível mensurar, pois estes penetram profundamente na pele. Por isso, quanto maior a proteção UVA e UVB, melhor.
Então fique atento, ao surgirem pintas novas na pele, feridas que não se cicatrizam, procure imediatamente um dermatologista. Qualquer dúvida, mande uma mensagem para o colaborador do Blog Esporte&Saúde, o Dr Alexandre Felippo.
E você, já se protegeu hoje? Não deixe de cuidar da sua pele, curta o sol!
Entenda as diferença entre os raios UVA e UVB e seus efeitos na pele.