Angústia, medo, tristeza, raiva, amor, ódio, como ficam os nossos sentimentos e emoções diante de uma situação tão nova? E o que devemos fazer para não enlouquecer na quarentena da COVID-19?
Antes, ficar em casa era a melhor coisa do mundo. Poder dormir e acordar tarde, um verdadeiro sonho para muitos. Mas e quando somos impedidos de sair de casa e obrigados a conviver, durante dias e noites, com a nossa família, pessoas que sempre dizemos que amamos tanto.
Como não enlouquecer com a quarentena?
O Portal Esporte & Saúde foi atrás da Psicóloga Dra. Lidiane Silva, Mestra em Ciências das Religiões e Especialista em Saúde Mental, para nos ajudar nesse momento.
Psicóloga Dra. Lidiane Silva
“Precisamos entender que a quarentena é um momento que o ser humano está vivenciando no mundo inteiro, então, o significado que projetamos A esse momento é fundamental para que as pessoas não DEEM espaço ao estresse. Controlar a ansiedade já é muito importante para não enlouquecer com essa breve condição de vida a qual fomos submetidos”.
P. Esporte & Saúde:
O que você tem achado da quantidade de gente fazendo live, treinando em casa, arrumando as coisas, enfim, fazendo coisas, que para muitos é novidade?
Psicóloga Dra. Lidiane Silva:
São muitas informações ofertadas nas redes sociais, é preciso filtrar, pois algumas lives podem ser eficazes nesse momento, informam sobre uma variedade de temas, trazem conforto, dicas que podem ser colocadas em praticas, não somente agora, mas ao longo da vida.
Muitas pessoas passaram a praticar atividade física por se sentirem motivadas com algo tão intimo e particular dentro da sua residência. Outras estão aproveitando esse bombardeio de informações recebidas pelas lives para reorganizar e reordenar a própria vida.
Cabe ressaltar, que não podemos ficar condicionados a receber essas informações, diariamente.
Não devemos nos acomodar com o virtual, pois, é bom lembrar que estamos passando por um momento de reclusão que terá fim, e a pratica da vida requer menos conforto e mais atitudes, ou seja, voltaremos para academia, a freqüentar a igreja, às terapias, e a rir com os amigos nos parques e bares.
Lembrando que, o contato físico sempre será mais terapêutico e informativo do que os vídeos de uma hora apresentados em forma de lives.
Portal E & S:
Até que ponto essa euforia pode ajudar ou atrapalhar?
Psicóloga Dra. Lidiane Silva
“Tudo que é demais pode trazer dependência emocional, se considerado um meio de fuga dos medos e anseios, substituindo a realidade pelo habito de viver um mundo paralelo. A euforia traz alegria, ânimo, disposição, porem seu efeito emocional após passar toda euforia, pode desencadear angústia, vazio existencial, dificuldade de readaptar a sua antiga rotina”.
Portal E & S:
Como aprender a lidar e conviver com as pessoas que tanto falamos que amamos, nossa família?
Psicóloga Dra. Lidiane Silva:
Praticar a empatia, as boas maneiras, o respeito e o amor já são ingredientes mais que especiais para a boa convivência. As pessoas precisam se conscientizar que conviver com quem se ama não dá o direito de transferir seu estresse para eles. Os problemas internos necessitam de autoresolução, então, não podemos transferi-los para quem amamos com a crença de que eles devem aguentar tudo.
Se cada um tratar o outro como gosta de ser acolhido, respeitado, encontraremos o equilíbrio nas relações.
Nesse momento, é fundamental fortalecer os vínculos, demonstrar amor, ajudar nos afazeres da casa, se permitir a estar mais divertido e acolhedor com todos que estão ao seu redor. Se existe verdadeiramente amor, conviver com nossos familiares se torna um conforto e um alento neste momento de instabilidade.
Portal E & S:
Como lidar com as novas emoções?
Psicóloga Dra. Lidiane Silva:
Lidar com as novas emoções pode ser assustador, pois, as pessoas vivem de forma automática, sem tempo para olhar pra si mesmo. Acredita-se que nesse momento, a ansiedade ainda é a grande vilã na vida das pessoas, pois, é da ansiedade que se desencadeia sentimentos como angustia, preocupação excessiva, pensamentos negativos, insegurança, entre outras.
Lidar com essas emoções e amenizar o seu impacto na saúde mental é mais simples do que se imagina! Criar uma rotina acrescentando horários para atividade física, meditação, jogos em família, momento para cuidar da espiritualidade, horário para executar o home office, para um banho relaxante ouvindo musica, se alimentar bem, são algumas das infinitas possibilidades para lidar com as diversas emoções.
O ser humano está passando por um momento da vida, onde aprenderá na prática o valor de pensar positivo e o impacto que essa positividade pode trazer em tempos de crise e evolução.
Portal E & S:
Como encarar essas mudanças?
Psicóloga Dra. Lidiane Silva:
As pessoas estão em um processo, de reformular a vida, os valores, e reordenar a rotina que antes era corrida e sem qualidade. Era muito priorizado o meio externo e não era dada a devida importância de estipular, organizar e pensar no seu próprio tempo, tempo este, que traz leveza. Afinal, descobrimos nesse momento que não temos o controle de tudo, ou seja, as mudanças não param de chegar. No momento certo, todos entenderão a importância desse ciclo para dar inicio a uma nova fase.
Portal E & S:
Como a gente faz para se autodescobrir, se olhar de novo, se cobrar menos e viver mais, sem culpa?
Psicóloga Dra. Lidiane Silva:
Primeiramente é preciso querer passar por esse momento de autodescoberta, cada um tem o seu tempo para que isso ocorra. É necessário que as pessoas entendam a importância de aprender a lidar com suas emoções, a desfazer as crenças negativas e se conscientizar que a razão deve controlar as emoções para que o autoconhecimento ocorra.
Sugerimos que a autoestima tenha prioridade nesse processo de mudanças internas, através dela aprendemos a moldar nosso amor próprio, priorizar as nossas qualidades e não se culpar e ou se cobrar exacerbadamente. A autoestima é o pilar do ser humano, onde se redefine diariamente sua subjetividade, então, mesmo que não esteja pronto ou não se permita ao autoconhecimento e ao autocontrole, quando se foca na autoestima, o inconsciente o direciona a importância de se conhecer melhor, trazendo uma vontade natural ao reencontro com o eu.
Portal E & S:
Existem dicas para esse momento? O que fazer para não pirar e tirar proveito desse momento?
Psicóloga Dra. Lidiane Silva:
Permita-se!!! É a palavra que mais faz sentido nesse momento. Em24h é possível fazer varias coisas entre quatro paredes que traz ao ser humano o prazer de sua existência.
A gratidão é um dos pilares da resiliência, e deve ser praticada para tirar proveito desse momento. Estamos em constante evolução para atingirmos nossos ideais, por isso, afaste-se de noticiários, filtre as informações e tenha um olhar caridoso para si mesmo, faça autoafirmação durante o dia, respeite seu tempo e seu espaço, não se permita a procrastinação e viva cada momento como único, pois, o tempo passa rápido, e precisamos estar bem conectados com o ‘eu’ interior.
Então, vamos praticar a gratidão e nos permitir viver cada momento, intensamente!
Qualquer dúvida mande para a Psicóloga Lidiane Silva.
Beijos! Se cuidem! Love Dani.