Hoje é um dia de conscientização do combate ao Câncer, e sobretudo, do trabalho diário de prevenção.
Sendo assim o Blog Esporte & Saúde foi conversar com Daiane Spitz, nutricionista com mestrado em Nutrição Humana, pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Oncológica.
Segundo ela, a obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, devido ao processo inflamatório e aumento na produção de hormônios ocasionados pelo excesso de gordura corporal. Portanto, a manutenção de um peso adequado por meio da prática de atividade física e alimentação saudável é fundamental para a prevenção.
Para reduzirmos o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, como mama, endométrio, cólon e reto, rins, pâncreas e vesicula biliar, devemos primeiramente combater a obesidade.
Agora vamos ao que interessa? O que devemos comer? Segundo a Dra. Daiane Spitz quanto mais natural a alimentação, melhor. Frutas, legumes e verduras devem estar presentes diariamente nas refeições por serem ricos em fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais antioxidantes. Temperos como gengibre, alho, cebola, páprica e cúrcuma também devem fazer parte de uma rotina alimentar saudável.
E evitar? O consumo de carnes processadas, defumadas, alimentos salgados e conservados no sal, como embutidos e enlatados, bebidas alcoólicas e industrializados, ricos em conservantes, aditivos artificiais e corantes devem ser desestimulados. Além disso, existe uma preocupação cada vez maior relacionada à exposição aos agrotóxicos, por alguns serem classificados como potencialmente cancerígenos.
De acordo com análise realizada pela ANVISA, os alimentos com maior percentual de amostra inadequada para consumo foram o pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, couve e mamão. Portanto, é necessário priorizar o consumo de alimentos da safra e orgânicos, sempre que possível.
10 Dicas que podem ajudar a prevenir o Câncer!
1- Seja o mais magro quanto po
2- Mantenha-se fisicamente ati
3- Limite o consumo de aliment
4- Consuma principalmente alim
5- Limite o consumo de carne vermelha e evite carnes
6- Limite o consumo de bebidas
7- Limite o consumo de sal
8- Evite cereais e grãos mofad
9- Ter como objetivo o alcance
10- As mães devem amamentar e as crianças devem ser amamentadas.
São pequenas atitudes que, ao longo do tempo, podem fazer a diferença, e nesse caso, evitar uma doença como o Câncer. Conscientize-se, reflita sobre suas atitudes e o que você está comento. Saiba que sempre há tempo de mudar, principalmente se for para melhor.
Qualquer dúvida a Dra. Daiane Spitz responde!
Se cuidem!
E-mail: [email protected]
Facebook: Daiane Spitz – Nutricionista
Instagram: @daianespitz.nutri