Açaí, iguaria exótica! Vamos falar do Açaí? Aquela frutinha roxa, muito usada para fazer sucos, vitaminas e cremes?
Os nomes Açaí e Uaçai, vem do tupi yasa’i, que significa fruta que chora, uma alusão ao sumo desprendido pelo fruto.
Nativo da região amazônica, o Açaí, considerado uma iguaria exótica, já conquistou os quatro cantos do Brasil e atualmente muito consumido também em diversos países. Leva a fama de calórico, mas será que é verdade isso?
Segundo a Dra. Mariana Belem, nutricionista da Confederação Brasileira de Lutas Associadas e parceira do Blog Esporte & Saúde, o Açaí é sim calórico, porém bastante proteico, fonte de bom carboidrato e de gorduras. Rico também em nutrientes como antocianinas, responsável pela coloração preta, vermelha e roxa dos alimentos, além de ser um antioxidante importante para a prevenção de câncer, doenças cardíacas, e ainda, diminui colesterol, é anti-inflamatório, anti-envelhecimento, rico em vitamina C, B1, B2, fósforo, ferro e cálcio. Ufa! Adorei saber disso tudo!
E com relação às calorias? O que o torna engordativo é a maneira de preparar. Sobre a combinação mais usada no Sul e Sudeste do Brasil que é açaí batido com banana e xarope de guaraná, a Nutricionista não reprova, mas aconselha colocar pouco xarope, para não aumentar as calorias e perder o valor nutricional.
Uma receita bem legal é a Receita Gracie, que nada mais é que açaí batido com água de coco e requeijão e para substituir o xarope de guaraná pode usar: mel, açúcar demerara, agave, granola, whey protein… Pode escolher!
E tem atleta de alto rendimento tomando açaí para repor as energias. Veja nesse vídeo dos irmãos Caio e Ian Vaz. Dois amantes do mar, cariocas, surfistas e profissionais de Stand Up Paddle! Ian Vaz, Campeão Brasileiro de 2014, Caio Vaz, Vice-Campeão Mundial 2013 e 2014 e atualmente é o líder do ranking mundial de SUP.
Para a nutricionista açaí é super indicado para atletas e praticantes de atividades físicas, pois suas calorias se convertem em glicose, que é nosso substrato energético. Sendo assim o consumo é importante no pré e pós treino, vai depender do objetivo de cada um.
Atletas de modalidade como Westling (luta olímpica), Judo, JiuJitsu e outras, que precisam manter o peso da categoria, há uma preocupação maior com ingestão calórica e mesmo saudável o açaí deverá ser consumido com moderação.
Então é isso, essa frutinha roxinha amada pelos brasileiros, principalmente para refrescar no calor é a dica de hoje.
Ela traz inúmeros benefícios, principalmente para quem pratica atividade física.
É gostoso um açaí gelado batido com frutas, mas nada de exageros!
Veja também essa reportagem que eu fiz com os Irmãos Vaz!
Quer falar com Dr. Mariana Belem, acesse sua página.